sexta-feira, 6 de maio de 2016

Cuba, Chanel e Che

Vamos falar de Chanel em Cuba?
O desfile foi histórico, as roupas estavam lindas,  sem falar no impacto na mídia que o evento causou, com Gisele, Vin Diesel, e todas as demais celebridades que aterrissaram na capital cubana só para poder acompanhar de perto a coleção cruise da grife francesa.
Mas esse também foi o dia em que a Chanel banalizou a história de Cuba, ou homenageou a gradual abertura do país ao capitalismo, ou simplesmente usou Havana como salão de festas e debandou logo em seguida, assim como todos os convidados do desfile. Nesse aspecto, o que restou para Cuba? 5 minutos de fama e os rastros das peças da Chanel que passaram por lá, já que as roupas não tem porquê ficar por lá, afinal, ninguém compra Chanel em Cuba.

Falando em absurdo, o que foi aquilo Gisele? Você já é bastante coisa, precisa ser Che Guevara também? Tudo bem que meio mundo anda por aí com a cara do indivíduo estampada no peito, mas a meu ver, é num tom de homenagem ou então pelo menos de "olhem pra mim, eu sou comunista", não sei, cada um usa a camiseta que quiser com a cara de quem quiser e não tem que ser problema pra ninguém isso. Agora ir até Havana de roupa vermelha e boina preta, rica e glamurosa, pra ver o desfile da Chanel no Paseo del Prado foi uma ostentação, uma provocação, uma crítica interessantíssima, ou uma brincadeira de mau gosto.

Então acho que isso significa que estamos vivenciando a abertura de Cuba para um novo mundo, certo? Um mundo de Chanel e Rolling Stones, passando pela consagrada visita do presidente dos Estados Unidos. Essa semana Cuba foi a virgem de  57 anos que, em pleno 2016, resolveu ceder ao pecados capitais, ou melhor, do capital.
 O paradoxo interessante é que para presenciar isso que chamamos de "abertura", Cuba vivenciou na última terça feira (03/05) alguns "fechamentos". A rua, que sempre foi pública, encontrava-se fechada apenas para os convidados e a organização do desfile, assim como a galeria Factoria Habana, onde acontece a exposição fotográfica de Lagerfeld, e que, nas palavras de Pablo de Llano para artigo no El País, é "de propriedade estatal mas nesta tarde com entrada controlada por lista". Cuba quis viver a abertura, agora há de viver a exclusão: o desfile foi feito em Cuba, inspirado em Cuba, com charutos cubanos, salsa, Gisele BundCHEn, mas de cubanos mesmo não teve muito, fora , é claro, a presença do modelo Tony Castro, neto de Fidel, que, dizem por aí, achou o desfile ótimo.

Imagina como os franceses se sentiriam se um designer cubano fechasse a Champs-Elysées para um desfile inspirado na França, cheio de boinas da Revolução Francesa, croissants, moustaches, blusas listradas de gola rolê... Sei lá, só jogando no ar... Daria um bom plot-twist. Beijos de NICO.

LINKS:


PS: Minha mãe andou reclamando que os textos eram longos demais. Toma essa: menos de 500 palavras. E feliz dia das mães.                                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta aí. Com elegância.